quinta-feira, 19 de abril de 2012

Uma mulher e uma obra



Ah, como é bom não acordar esbaforida às 7 da manhã para entregar a chave para algum pintor, pedreiro, marceneiro ou serralheiro. Não importa se você tem um arquiteto – tive dois, projetista e finalizador, mas no fim das contas, você percebe que além de pagar as contas, trabalha mais do que todo mundo na obra. E vai entrando num mundo que não suspeitava existir: além de enriquecer o vocabulário – sanefa, cremone, palmela - descobre até gente louca por obra, até que se percebe que são é loucos mesmo. Só pode ser. Tudo bem gostar de ver as coisas irem ficando bonitinhas, mas viver cercada de marmanjos dizendo educadamente: -“Bom dia, D.Vanda”, e me olhando com aquela cara de superioridade e pena! Um dia entrei na obra e tinha doze deles. Outro dia cheguei e me espantei de ver todos os splits ligados (e com as janelas abertas). Perguntei como tinham ligado, se os controles estavam comigo. Um simplesmente me olhou de cima do seu metro e oitenta, espichou o braço, e mostrou como era fácil alcançar. Mulher, baixinha e sem entender de obra, só me restava mesmo sofrer calada, porque a cada coisa que reclama que não está como deveria, é porque você não entende de obra. Foi assim desde o dia em que eu disse para um marceneiro: eu não entendo disso, quem tem que entender, e resolver, é você! Pronto. Passei a ser a tonta senhora que não entende de obra, e por isso não compreendia as más soluções que me apresentavam. Não sou técnica em nada, mas mulher e mais velha que todos ali, sei o que não funciona numa casa, e isso deve ser respeitado, mas a obra é uma corrida insana de obstáculos, e o que revolta é que não haveria necessidade. Se tivessem tido escola, ou uma escola um pouco melhor, se só se comprometessem a fazer o que dão conta e não todo trabalho que aparece se... Bem, dizem que um dia acaba, e é nessa esperança que você se agarra e consegue forças para suportar os sobressaltos de cada dia. Mas antes de acabar, ela acaba com a sua paciência, o seu orçamento, a sua coluna, o seu labirinto, em suma, acaba com você. O que é estranho é que você conversa com todo mundo que faz ou fez obra, nos mais variados esquemas, maiores ou menores, com maior ou menor infraestrutura, e os relatos são iguais, obra é igual à mãe, só muda o endereço! Dizem que o que resta de você até esquece o que passou. E eu sei, muita gente sonharia com isso, estou chorando de barriga cheia, até porque sobrevivi. Sobrevivi, mas ainda não esqueci. Acho que a pessoa mais desejável numa obra é o chaveiro, que coloca as fechaduras definitivas, com todo mundo do lado de fora. Tem sempre uma pequena pendência, descoberta a cada dia que passa, a te lembrar do pesadelo. Mas já dá para ver que há vida fora do caos. Lá no fundo, lamento o know-how desperdiçado, mas não me meto noutra.

Um comentário:

Anônimo disse...

bem, você ja esta pronta para outra!! ou para dar cosultoria. ao menos para ajudar os desavisados que tem muita pilantragem neste meio.
bj
AV