sexta-feira, 13 de março de 2009

Flora brasiliensis


O Rio tem mais um ipê, plantado hoje pelo príncipe Charles no Jardim Botânico.
O da foto é particular, espremido nos fundos de vários prédios - de vez em quando acontece, na janela da área, essa explosão amarela.
Não tenho jeito com a fauna, muita simpatia mas pouca intimidade com cachorros, não curto muito gato.
Isso um dia preocupou minha filha, que felizmente achou que a flora poderia ser minha redenção. Para ela, quem não gostava de bicho não tinha bom coração, mas já que eu gostava tanto de planta, calculou que isso poderia compensar.
Fui salva dessa vez. As mulheres más ficaram restritas aos filmes noir.
A gente quer comida, diversão e arte.
Respeito, igualdade, trabalho, educação.
Tudo de bom...e um mundo florido também.
Por que não?

4 comentários:

Anônimo disse...

esse ipezinho espremido entre dois predios......que força e que beleza!!
eu gosto de plantas e de bichos, mas acho mais facil cuidar das primeiras, embora elas tambem precisem de nao poucos cuidados. sempre invejei os ingleses, que tem essa paixao incrivel pela jardinagem, arte à qual se dedicam com maestria. eu nao consigo mandar adiante nem uma planta de alecrim, que nem precisa de cuidados tao especiais.......quando minhas plantas vao adiante é sempre com aquele ar de abandono......
qual sera o segredo para ter o polegar verde??
av

vanda viveiros de castro disse...

Muito grata essa visita, querida amiga! Seu fuso e seu teclado estão afiados!
Seu dedo parece tão verde quanto o meu, planta gosta de água, carinho e dedicação, que nunca podemos dar, eu estou sempre adiando um canteiro com a desculpa de um dia ter uma varandinha, um terracinho... enquanto isso, guardo uma gorda pasta com recortes de como cuidar das plantas, além de alguns livros. Vamos ver o que virá antes, o terraço ou o lixo para os recortes. Muitos beijos.

isabella saes disse...

Meu sonho é ter um jardim para poder cuidar dele com muito amor. Ah! E junto a esse sonho vem outro: ter tempo para desempenhar essa tarefa sem me preocupar com a hora. Amo bichos e amo plantas, nessa ordem!! Beijos.

vanda viveiros de castro disse...

Minha admiração, Bella, por mais esse talento seu: sou medrosa com bichos, tenho mesmo problema com seres que tem poder de se locomover mas que eu não posso convencer com argumentação - especialmente os que voam. Mais um campo para eu tentar me aperfeiçoar... mas plantemos, em jardins, mesmo suspensos nas grades das janelas, mesmo com tempo curto... Beijos, Vanda