quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O ESPÍRITO DO NATAL


Mesmo de folga, tento limpar com freqüência a caixa do meu e-mail do trabalho, sempre transbordando, e me deparo com uma enxurrada maior de mensagens, mesmo considerando a sobrecarga que os votos de boas festas provocam todo ano.
Espírito natalino em tempos de internet: começou com os votos de uma assessoria, das várias dezenas que superlotam diariamente a minha caixa, a maioria mandada por assessores que não sabem o que fazem, não consideram o tempo que perdem com oferecimentos totalmente equivocados e que me fazem perder deletando tudo. Aí, não sei se por distração ou defeito, todas as respostas seguiram para todos.
A primeira resposta aos votos:

- Obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ...

A segunda, até com mais cortesia:

- Muito obrigado, que todos tenham um feliz natal e um ano novo cheio de felicidades. Um abraço, ...

A partir da terceira, a paciência vai acabando, o tom já muda, mas a atenção automática se mantém:

- Quem foi o idiota que me botou nesta maldita lista de e-mails spams? Vão pro inferno! Atenciosamente, ...

Pensou um pouco, e contemporizou:

- Apesar de tudo. Feliz Natal e próspero Ano Novo a todos da lista. Agora me excluam, por favor. Atenciosamente, ...

O problema é que depois da resposta, ele recebeu uma “tréplica” com votos ainda mais efusivos! E mais uma vítima se manifestou:

- Nossa, estou recebendo esses emails desde a manhã de hoje, não conheço ninguém, mas dizer Feliz Natal e me excluam foi de uma indelicadeza!!! Feliz Natal pra vc tb Sr. ( o tipo que reclamou mais em cima). Ah! Não precisa responder a esse email.

Outras se seguiram:

- Eu também quero ser excluído.
- Por favor me excluam dessa lista! E respondam só pra quem enviou o e-mail.
- ... Não sei como vim parar nessa lista, gostaria de ter meu nome retirado... feliz natal, anyway!

- Prezad@ webmaster, também gostaria de sair da lista.
- Me retirem também dessa lista, por favor...
- gostaria que retirassem meu nome da lista Obrigado

- Parem de enviar email para todos. Isso está lotando a caixa de mensagem.

- Me excluam tamém. Please!!!!

- Agradeço pelas mensagens, ...

- Desejo a todos bom natal e nom ano novo e também desejo retirar o nome da lista.
No fim da mensagem há um email para descadastrar. Vou tentar. Tentem também.

- Oi queridos! Feliz natal a todos...me excluam tb
Enviado através do meu BlackBerry® da Nextel

- Desejo a todos , que eu ainda não conheço, um Feliz Natal.
Por favor tambem retirem meu nome da lista, grata, ...

- Eu também peço que retirem meu nome, por favor... senão não darei conta de ler tanta coisa!
Obrigado e boas festas a todos.

- Feliz Natal!
POR FAVOR, RETIREM O MEU NOME DA LISTA!

- ta mal...eu enviei para o tal do email de descadastro e recebi mensagem de erro...
por isso tentei direto no site da RITS, mas acho que não vai funcionar...

- eu garanto a todos que pedir para sair da lista não vai resolver...só vai reproduzir a todos um email a mais...
creio que é melhor deixar de escrever e pronto...
ai mais ninguem recebe emails...
só isso...se abstenha de pedir para sair e tente entrar em contato com o site da RITS...
ou simplesmente reze para eles não mandarem mais mensagens.
paz e bem, márcio

- Feliz Natal a todos e por favor excluam meu nome da lista.

- Também eu agradeço pela gentileza e desejo tudo do bom e do melhor, mas, por favor, me retirem da lista.

- Caros,

Poucas vezes vi tamanha falta de civilidade em minha vida.
Vocês recebem tanta coisa muito mais inútil do que esta mensagem de Natal... Francamente...
Ao ler os e-mails de vocês, entendo o porquê de tanto ódio no mundo...
A organização que enviou esta mensagem, assim o fez com a melhor das intenções...
Nem isso vocês foram capazes de perceber.... É de fato lamentável...

- Se vcs pararem de mandar mensagens, ninguem mais recebe nada...
- Se vocês se sentiram incomodados, peço que não respondam a todos, somente a…
- Estou tentando sair dessa lista também, sem sucesso!
-Por Favor este é um orgão governamental não temos interresse em receber esse tipo de mensagem, é possivel nos excluir também?

-Favor excluir meu email desta bosta!!!!!!!!!!!!!

Dei minha contribuição não respondendo. E paro por aqui, agora, é deletar. E enquanto deleto, penso, como em todos os anos, se há mais sinceridade ou formalidade nessas confraternizações marcadas por datas que se tornaram mais convencionais do que verdadeiras, como eram para os nossos pais, ou já foram um dia na nossa vida.
Sempre me vem a nostalgia e uma ponta de inveja mesmo de quem comemora fervorosamente na missa natalina, capricha na árvore, recebe família e ou amigos com muita animação e vive intensamente o seu Natal. Tenho saudades de tempos muito mais simples, em que a grande novidade era ir à Missa do Galo, à meia-noite, com os meus irmãos e a minha mãe, em tempos pré-violência, fosse onde fosse, no Rio, em Itaipava, em Petrópolis. Mais tarde, de quando a filha e os sobrinhos acreditavam em Papai Noel. Singelos tempos, mas é com novas alegrias que a gente lida e se aquece, e sinceramente.

Na minha vida, a internet entrou pra valer – arranjei um blog que me traz trabalho sem nenhum tostão, é muito mais subjetivo do que objetivo, mas de maneira nenhuma um tempo perdido, ou eu não estaria aqui. Sou grata também pelos blogs e sites que leio, essa rede me enriquece e alimenta a cada dia, de muitas maneiras.
Não vou pretender pensar no sentido da vida, mas o dessas datas, religiosas ou não, como o sentido de todos os calendários, acho que é o de renovar, recomeçar, avançar, e apenas guardar o que vale guardar.

Nenhum comentário: