quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Mambo Jambo Quênia







Vinte dias no Quênia e a alegria de conhecer uma país lindo e emocionante. África negra, um país deles e para eles. Com todos os bichos da terra, uma arca de Noé contemporânea, preservada com coragem e inteligência.
Um país que teve os ingleses como colonizadores, e teve força para lutar (além da sorte de não ter diamantes, foi a minha conclusão): queimaram marfim em uma enorme fogueira para acabar com o comércio, varreram da noite para o dia a matança dos animais suspendendo os safaris de caça, aviões lotados de caçadores do primeiro mundo que aportavam por lá diariamente. Com toda a pobreza exposta aos nossos olhos (não admira que bagunça e mambembe sejam palavras do idioma banto...) o país não entristece, porque se vê também muita alegria, esperança e orgulho. E ter a língua inglesa além do swahili como herança oficial não foi um mau legado. Além de ajudar para trabalhar no turismo, grande fonte de renda do país, fica possível conversar com os nativos em geral, fora dos que a gente conversa oficialmente, por dever de trabalho. Gostaria de voltar mais vezes, para conferir a impressão da primeira visita.
Viagens a trabalho são sempre tensas, cansativas e corridas, as estradas quenianas não existem, não há coluna que resista. Mesmo assim, a cada dia uma surpresa e uma recompensa - além de tudo de bom e bonito que se vê em toda parte, seria ainda muito educativo para os brasileiros uma visita por lá. Sei que tudo depende dos olhos com que a gente vê, nem todos vêem da mesma forma. Os meus foram felizes no Quênia.
Jambo quer dizer oi e serve para qualquer pessoa a qualquer hora do dia. Mambo quer dizer: como vai? E Acuna Matata, o que mais se ouve, significa tudo certo, nenhum problema, o espírito que os quenianos tentam passar para os visitantes, com a maior simpatia, mesmo que esperem sempre alguma coisa em troca.

3 comentários:

isabella saes disse...

Nossa, eu dava tudo para caber dentro da sua mala! Que experiência incrível. Olha, eu com as minhas coberturas internacionais de festival de cinema e de rally já fiquei maravilhada, imagina vc com todas as imagens e referências que devem ter se apresentado aos seus olhos! Agora, me diz, onde é que eu posso ver o resultado do seu trabalho, além desse texto lindo? Beijos e Acuna Matata , Isabella.

vanda viveiros de castro disse...

Asante, Isabella! Acuna matata, te aviso quando for ao ar. Beijos!

Selma Boiron disse...

Ahhhhh, então vem daí o "haTuna matata" do Rei Leão da Disney...Só podiam ter-nos ensinado corretamente, né? Mambo Jambo tb é sensacional. Adorei as descobertas! Seu blog é uma viagem! Em tds os sentidos!!