sábado, 3 de julho de 2010

Virando suco, no bom sentido


Encontrei uma amiga que não me via há tempos e que com sutileza minuana, perguntou: Fizeste plástica? Não fiz, sou medrosa, e não que eu esteja com essa bola toda, mas credito o elogio ao suco verde, que faço, há quase dois anos, todas as manhãs em que é possível, e isso significa quase todo dia. Garanto que vale o esforço, que é menor do que parece quando vira um hábito. Suco verde, suco vivo, também conhecido como suco de luz, não faz bem só para a pele, é receita de saúde mesmo, por isso resolvi espalhar a experiência pessoal de produzir a poção mágica – que é o meu café da manhã.
Melhor que centrífuga é ter um liquidificador resistente e uma peneira de filó, vendida em lojas de produtos naturais.
Começar com um pepino picado grosseiramente, e uma maçã, que vão garantir o líquido – não se acrescenta água.
Depois juntar uma cenoura, um inhame, pequeno, tudo cru, naturalmente, apenas lavado e descascado. Duas ou três folhas de couve, com os talos, aliás, aproveito talos de brócolis, dos cheiros verdes, ramos de hortelã e salsa. Para variar, trocar a cenoura por uma beterraba, o que produz um suco cor de chocolate.
Brotos são bem-vindos, e uso sempre um punhado de semente de girassol germinado. É só botar uma porção de molho por oito horas, escorrer por mais oito horas, e em mais oito horas ele germina.
Uso o equivalente a uma colher de sopa cheia, mas ponho para germinar uma quantidade que dá para três ou quatro dias e guardo as sementes germinadas na geladeira.
Andei fazendo na janela uma plantação de trigo, mas é difícil controlar o fluxo da plantação para ter sempre folhinhas verdes e novas do trigo germinado, dessa parte eu desisti. Alguns mercados vendem pronto, num copinho, e dá para três dias. Quando acho fresco, eu compro, mas nem sempre uso.
Depois de tudo liquidificado, passar pela peneira de filó, um bom exercício para as mãos. O que sobra na peneira é um bagaço de celulose. Por isso, o suco não engorda. Aproveitamos apenas o que nos interessa, e tem um grande poder regenerador.
Sei que conto com ajuda para descascar os poucos legumes, o que se pode fazer de uma vez para dois ou três dias, e para lavar os apetrechos utilizados, mas são bem fáceis de lavar porque não tem nenhuma gordura no processo, é uma louça limpa.
O suco pode não fazer milagre, mas faz diferença.

2 comentários:

Selma Boiron disse...

A-há! por isso vc virou flor ;) Mto bem! abçs pra vc!s

vanda viveiros de castro disse...

Salve, Selma, que bom te "ver" por aqui!
Se eu sou flor, acho que é de nascença. Já para voltar a ser magrinha como eu pretendo, haja suco verde, mas eu sou uma mulher de fé!
Bjs