domingo, 22 de junho de 2008

As quatro linhas e a pelota no canto esquerdo do peito


Vencer é o que todo o time quer, mas para nós, nosso desempenho é o que mais importa. Na nossa hora, quem tem que ser o centro das atenções? Nós, que aqui é totalmente singular. O circo é coletivo, mas o papel de cada um é único. É nosso desejo e nossa salvação. Se não somos reconhecidos, se não conseguimos mostrar a que viemos, nosso jogo não acontece. E nem precisa um Maracanã de ovações. O que quase todo mundo quer é ser reconhecido no seu campo mesmo. Às vezes nem é preciso ganhar, mas que ninguém nos confunda com qualquer perna de pau. Ofende, abala a nossa moral em campo.
Podemos comemorar esses tempos em que a moral moralista já não impera. Mas para não ficar tudo com jeito de vale-tudo, alguma regra há de haver para nortear a arbitragem, evitar que embole o meio de campo. Acho que a regra é ter qualidade. E qualidade é caráter, não é jogo de cena, passinho pra lá, passinho pra cá, dancinha ensaiada depois do gol. Pode até render foto e nota em jornal. Será que atesta o valor do passe, quando o jogo é à vera? Suar a camisa costuma ajudar. Tem gente que já nasce com sorte, e espera a bola cair sempre no colo, mas as garantias são menores quando se conta só com a sorte, que alguma justiça há de haver nessa vida. Mas para escolher, tanto os times quanto as jogadas, é preciso sentir firmeza no próprio jogo, senão não leva.
Qualidade nos adversários também melhora o jogo. Quando são muito desqualificados, melhor tirar o time de campo. Temos que zelar pela integridade das nossas canelas. E aí, é preciso habilidade no jogo: fantasmas de jogos passados devem estar totalmente impedidos. Quando surgem, assombram e espantam todo mundo, uma derrota. Jogadores prezam sua individualidade – tratamento coletivo, vala comum, desqualifica, é elimitatório, muitas vezes morte súbita, nem sempre com direito a repescagem.
Jogar na retranca empata mais do que ganha. Vitória pede garra, talento e sorte. Homens são focados em vitórias. A emoção fica por conta do ataque.
Mulheres talvez percam porque não conseguem esquecer os piores momentos. Homens, geralmente, tem a felicidade de só lembrar dos melhores momentos, talvez porque sejam mais exigidos. Mesmo com o mundo mudado, não se muda a força da gravidade. Sabem que firula atrapalha.
Mas quem cuida do ataque não entende muito de defesa, a praia das mulheres, e talvez não saiba que alguns times, especialmente em seleções femininas, não se misturam nem que leve uma eternidade. São muito críticas, rejeitam as diferentes táticas das companheiras, são de Atenas, sabem esperar, mas o medo de perder a posição compromete seu desempenho em campo.
Pode acontecer também da equipe adversária, mesmo não sendo tão boa, ganhar no tapetão. É do jogo. Bons jogadores ficam caros e mimados. Nem sempre o clube tem cacife para mantê-los.
Jogador experiente evita bola dividida: machuca muito.
Quilos a mais infelizmente são caminho curto para a reserva, precisam mesmo ser eliminados os eternos dois, ou quatro quilinhos que sempre sobram na balança.
Ninguém quer ficar no banco, como ninguém entra em campo para perder. Todo bom time tem história. Todo mundo gosta de história, mas tem que dar tudo de si para não virar história... se virar, serve de algum consolo pensar que é melhor ser história do que nunca ter sido.
Perder é um aprendizado mais difícil do que lutar para ganhar.
Saber a hora de jogar a toalha é uma ciência. Eu, que não sou nada científica, acho que a gente não deve deixar a bola cair nunca. Tem sempre a possibilidade de mais um turno... a vida é uma criança.

Nenhum comentário: