sexta-feira, 27 de junho de 2008

Prazer em conhecer


Pode levar uma vida saber direito o que tem dentro do nosso armário.
O homem nasceu para aprender, aprender tanto quanto a vida lhe permita, escreveu Guimarães Rosa. A leitura tem esse poder, vivemos um pouco sem ter vivido, mas acho que aprender mesmo, só apre(e)ndemos o que sentimos. Lendo, podemos reconhecer e traduzir o que já conhecemos, mas é preciso já ter sido exposto ao vírus para compreender, do contrário fica assim uma espécie de curso de vida por correspondência. Talvez por isso, conselhos, por mais bem intencionados que sejam , não são vistos com muito bons olhos. Bom mesmo é estar de olhos, ouvidos e coração aberto para aprender de todas as maneiras, inclusive com a experiência alheia. Se você só aprende passando por maus bocados, pode estragar aquele bocado que parecia tão gostosinho e você deixou cair do prato... nem tudo se precisa viver, é verdade. Mas é bom estar preparado, em caso de precisão. Você pode não conseguir o que quer, faz parte, você segue em frente. Mas não conseguir o que se quer porque não soube administrar, é uma perda maior porque você perde também um pouco da autoconfiança. Por isso, mesmo que ainda não saibamos como, ajuda bastante saber onde queremos chegar. E por falar em onde chegar, alguns prazeres esperneamos bastante antes de abandonar. Sair sem destino com mochila nas costas, tem uma hora na vida que parece que vence o prazo de validade. Para mim, não vence. Esse desejo eu me recusei a arquivar. Estrada meio deserta, cheiro de mato, banho de rio, barulho de sapo e de grilo...
A vida vai nos abastecendo de ansiedade e de afazeres. Pensar, pesar, escolher. Quem vai sem pensar, muitas vezes não chega onde quer e ainda costuma machucar mais. Quem tem medo de se machucar, e de machucar, pensa muito antes de tudo, e muitas vezes não chega a tempo. A gente perde os prazos, perde a noção, só não pode perder a graça. E tratar de aprender, ter prazer em aprender, e agradecer por achar graça em muita coisa – não é todo mundo que acha - mesmo nas pequenas – elas abrem caminho para as grandes graças. Recebi tanto, em atenção e carinho, não posso me dar ao luxo de ser infeliz. Alegria é destino e é escolha.

4 comentários:

Selma Boiron disse...

E lê-la é tão bom...Ainda bem q vc é generosa e distribui idéias e palavras e carinhos ortográficos. Q os deuses a conservem assim. Ótimo fds:)

vanda viveiros de castro disse...

muito muito grata, selma, pela visita e por registrar a visita com tanta generosidade, me deixa na maior alegria... bjs, bom domingo, boa semana.

Rick disse...

Sogra, concordo com vc que alegria é destino. Tá certíssima!
O pior caminho, o mais espinhoso, é aquele no qual as pessoas colocam suas pedras, seus abismos, os seus espinhos...
Se vc determina que quer trilhar um caminho feliz, você chuta as pedras pro lado fácil, fácil...
bjs!!!

vanda viveiros de castro disse...

Rick - meu genro preferido - bendita sabedoria a sua, porque eu acho que é esse o seu espírito. Benza Deus, siga sempre nessa trilha... beijos e grata pela honrosa visita!