domingo, 15 de junho de 2008

ECO




Bons ventos me levaram a rever minha velha escola, tantos anos depois. Sensação engraçada, ver caras tão novas e desconhecidas num lugar ainda tão familiar, já que nada parece ter mudado na ECO/UFRJ. Não saberia dizer se é boa ou má a idéia de unificar todas as unidades na Ilha do Fundão. Certamente é um privilégio e um luxo estudar no campus da Praia Vermelha, e o sentimento de quem estudou lá é o de que ela fique lá para sempre. Seja como for, ela sem dúvida merece um carinho e uma mão de tinta. Junto com tudo o que é mais importante em um estabelecimento de ensino, isso também não faltaria em um país que priorizasse a educação.

Reparar na pintura de uma escola de comunicação, com tanto a se discutir sobre comunicação no país e no mundo, pode parecer tão superficial quanto uma rala mão de tinta. Mas se pensarmos que foi abaixo o magnífico prédio da Faculdade Nacional de Medicina, construído em 1918, a poucas quadras da ECO e da Reitoria, sem nenhuma explicação, já que a demolição aconteceu num tempo em que não se podia cobrar explicações no Brasil, não parece tão absurda a preocupação com a conservação do prédio. Ainda mais quando se discute se a ECO deve ou não continuar ali.
Sobre a demolição, em 1973, a única razão que ouvi, muito tempo depois, de um médico que assim como o meu pai estudou lá, não me foi contada em tom de brincadeira: os futuros médicos faziam muito mais sucesso com as moças do que os alunos do instituto militar de engenharia da Praia Vermelha ou os militares do forte da Urca. Aquele prédio seria por isso hostilizado e detestado por quem detinha o poder na época da ditadura. É uma explicação que beira a anedota, mas o Brasil é lá um país com muito senso? A mais plausível é mesmo pela resistência democrática que aquele prédio abrigou.

Mas que o poder demolidor de uma dor de cotovelo pode ser até maior do que o da fofoca, lá isso acho melhor não contestar. Deus nos livre dos dois!

Um comentário:

isabella saes disse...

Oi, Vanda! Depois passa lá no meu blog. Tem uma surpresinha pra vc!! Beijos, Isabella.