terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Assim é...


Com a vida real sempre no calcanhar, não se tem chance de olhar muito pro lado. Ilusão é luxo só. Sonho de consumo, fruto proibido.
Mas a gente sempre acaba achando espaço para umazinha, porque ilusão é, na verdade, artigo de primeira necessidade, até quando não se sabe lidar muito bem com ela. Desconfio que as pessoas vivam até sem amor, mas não vivem sem sonhar com um.
A corda bamba é muito mais sedutora do que o líquido e certo, mas se ficar só olhando pássaro voando, acaba caindo do cavalo.
É um longo aprendizado saber a que distância a gente consegue ficar do chão, qual o tombo que agüenta levar. O ofício de equilibrista exige diploma.
Hoje, chego a achar bom perder uma ilusão. É sinal de que um dos pés se consegue manter no chão.
Já os dois, acho que é demais. Alguma patologia de estimação a gente deve poder guardar, escondida no bolso de dentro do casaco. Acreditar que Deus existe e é nosso conterrâneo, acreditar no que prometem os poetas, tem tantos e tão bons, não podem ser todos delirantes, teriam alucinações coletivas?
O Haiti existe, maldade é coisa concreta que merece o nosso desprezo, merece murro, mesmo em ponta de faca, não pode ser olhada como realidade. Realidade é a que a gente escolhe fazer, leve o tempo que levar. Com o auxílio luxuoso dos sonhos, das ilusões, do pensamento. Positivo.

Nenhum comentário: