sábado, 10 de novembro de 2007

“Mundo, mundo, vasto mundo,


se eu me chamasse Raimundo, seria uma rima, não uma solução”, disse o Drummond. Aí Guimarães Rosa, outro mineiro dos bons, disse:
“Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia.”
Minas Gerais tem ainda mais arte do que minério, o mundo tem muito, muito mais rimas do que soluções, e o problema talvez seja justamente viver procurando por soluções, em vez de simplesmente viver, até porque o mundo gira ...e a Lusitana roda, para lembrar o slogan que ficou famoso mesmo sem fazer nenhum sentido - girando ou não girando o mundo, uma transportadora tem mais é que rodar, ora pois.
Quando fui a Washington pela primeira vez, a prima Luisa, que mora lá, me levou para ver todos os tons do outono. Achei o paraíso na terra.
Na segunda vez, muitos anos depois, voltei com outro sentimento, o de quem acabou de visitar um parque temático da vida real, o reino mágico do poder, do dinheiro e da gloria, mas já que o mundo gira, talvez antes mesmo do que a gente imagina, o Magic Kingdom verdadeiro passe a ter nos Estados Unidos importância maior do que a de Washington. O sonho da empregada aqui de casa, depois que comprou uma boa casa, é ir à Disney, e ela pode bem ir. Já de Washington, ela mal ouviu falar, e do jeito que estão administrando aquele império...

Bom, Nova York é o topo do mundo, seu “hino” diz que quem consegue vencer lá, consegue em qualquer lugar, e no entanto, com 17 anos, eu não sabia, e amarrava minha bicicleta nos postes da Quinta Avenida como se estivesse nas estradinhas poeirentas de Itaipava, gastando irresponsavelmente o tempo como se tivesse a vida pela frente e o mundo para sempre. Tinha, e estava ocupada, estava aprendendo. Mas as pessoas têm pressa por nós, querem sempre dispor por nós do nosso tempo. Lembro de um amigo me perguntar com um misto de ironia e de pavonice ferida: Mas você vem à Nova York para ficar passeando com o cachorro da tia? Felizmente foi isso que eu preferi fazer. Existem cachorros muito úteis na vida da gente, e especialmente quando a gente é muito jovem faz muito bem em evitar os cachorros grandes. Eu era jovem, mas até que nem era boba de todo.
E por aí vai, o mundo, a vida, a Lusitana que nem sei se ainda existe, a Avenida Brasil que conseguiu ser desbancada pela Linha Vermelha, que consegue ser ainda mais perigosa do que ela. Tem solução?


O mundo árabe parece que não tem, mas quando fui ao Egito, descobri um mundo surpreendente, no Oriente. Outra paisagem, outra cultura, outros valores, tudo muito diferente e estimulante.
Enigma é uma palavra bonita demais para ser decifrada. Mas vamos ganhando outros olhos para olhar melhor para os nossos costumes e o nosso lugar.


No Japão, já que o Oriente é Extremo, as surpresas e as descobertas foram ainda mais profundas.


E aí, dada a volta ao mundo, volto ao Drummond, que nunca precisou sair do Brasil:
“mundo, mundo, vasto mundo
mais vasto é o meu coração.”

Nenhum comentário: