terça-feira, 15 de julho de 2008

No mato, sem cachorro


Meu “quarto” num hotel de acampamento na reserva Masai Mara, no Quênia, tinha um teto de madeira, um chão de cimento, um banheiro “de verdade”, e uma barraca de lona acoplada a ele. Era bonito, e ficar num lugar assim pode parecer coisa de turista ou criança querendo brincar de aventura. Mas quando você ouve o barulho do rio que passa em frente, o movimento dos bichos que vem beber água à noite, o ruído dos galhos das árvores roçando na barraca com o vento, começa a fazer um pouco de sentido, dá para perceber a diferença entre um hotel tradicional e dá até para sentir um pouco de medo. As camas tem mosquiteiro, a iluminação é fraca, sua “porta” é um zíper, sem chave. O clima está garantido, e até um pouco mais do que o clima. O guia que te leva da entrada do hotel até a barraca recomenda que o zíper fique fechado. No terceiro dia eu já estava acostumada com a vida ali e cansada de tanto abrir e fechar o zíper a cada vez que passava, só encostei a lona quando entrei. Estava arrumando minha mala quando vi duas mãozinhas pretas abrindo a barraca. Logo depois, uma cara preta, e os pelos brancos do macaco vervet. Fiz um gesto para espantá-lo. Nada. Gritei para ele sair, ele continuou a me encarar e estudar o que via em volta. Bati na mala, fazendo um barulho de tambor. Ele continuava lá. Além de assustada, me senti ridícula, mas mesmo assim apelei: out, out! – vai que ele entendia inglês...?
Tive que me armar de coragem e partir para cima dele antes que entrasse completamente na barraca, e só quando cheguei bem perto, ele desistiu e saiu. Na manhã seguinte, quando contei para o motorista africano o aperto que passei, ele riu e me disse: não adianta você gritar, ele não vai embora, ele não tem medo dos brancos, só tem medo de nós. Achei que era conversa fiada, mas a explicação do Peter era tão absurda como convincente:
“Os brancos não jogam pedras neles, eles sabem que só nós jogamos...”



Um comentário:

Selma Boiron disse...

Oba! Mais Quenia, mais África, uebaaa!!