sábado, 19 de julho de 2008
Uma montanha em movimento
Em torno das cinco da tarde, num perfeito passe de mágica, gigantesca, ela aparece. É que nessa época, no meio do ano, vive envolta em densa névoa a montanha mais alta da África. Tão alta que fica na Tanzânia, país vizinho, mas pode ser avistada do Quênia, já que o parque fica na fronteira.
De manhã bem cedinho às vezes é possível vê-la, com seu topo coberto de neve, as célebres neves do Kilimanjaro, que viraram livro e filme, e estão ameaçadas de desaparecer com o aquecimento do planeta.
Depois, ela desparece. Vira um mistério, que só se desvenda no final da tarde. Ao fundo, só os elefantes, que ficam no "quintal de casa", podendo ser vistos do quarto do hotel (e clicando, para ampliar a foto...) O Amboseli, talvez o mais bonitos entre os mais de cinqüenta parques e reservas que o Kenya Wildlife Service tem sob sua adminstração, é o preferido pela diversidade e a proximidade dos animais. Mas nada disso é tão impressionante, imponente e emocionante quanto a montanha que surge no horizonte daquela vasta planície ao entardecer. O parque todo é dominado por sua visão magnífica. O Amboseli não desfruta apenas da sua paisagem. A neve do topo da montanha quando derrete forma lençóis subterrâneos e garante a relva verdinha onde pastam elefantes, leões, leopardos, gazelas, zebras, gnus, búfalos, girafas, avestruzes e pássaros tão bonitos quanto o grou coroado.
Ampliando a foto, é possível ver um tracinho branco à direita do guerreiro masai, logo acima da camada mais baixa de nuvens. São as neves do Kilimanjaro, no topo da montanha invisível.
Até que volta a aparecer, para a alegria de todos, e todos viram fotógrafos...
Já tinha conseguido vê-la pela janela do avião, sobrevoando a Tanzânia a caminho de Nairobi, uma aparição rara num dia especialmente claro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Selma, mais África, em agradecimento pelo incentivo a puxar o fio da memória, para que ela não se perca - me dei conta que há exatamente um ano eu andei por lá. Espero visita e que as memórias africanas agradem. Beijos!
Well done for this wonderful blog.
Blogueira amiga, blog é pra isso, pra compartilhar memórias com o desconhecido - apesar de que, aqui, já me sinto "de casa" hehehe Abraços e, ó, qto mais, melhor! Obrigada pela honrada referência, boa semana e VIVA A ÁFRICA!!:)
viagens assim interessantes e com um foco diferente do tradicional, que é quase sempre estritamente turistico, sao muito bem vindas!! parece que a gente ta' la', vendo as neves do kilimanjaro ou o macaco que entra na barraca........nada mal!!
AV
Muito bom mesmo contar com "audiência" tão qualificada estimulante. Vou em frente, e a casa é mesmo de vocês...
Beijos da Vanda
Postar um comentário