domingo, 14 de setembro de 2008

Outra história, às vezes, é a mesma história


Mesmo que o passar do tempo faça tudo mais distante, a história do Brasil que aprendemos um dia no colégio vai ficando mais clara sob novas luzes, nossos heróis muitas vezes desbotam um pouquinho.
Tiradentes continua sendo o nosso maior símbolo de resistência e revolta contra os portugueses, e a história que lemos hoje parece ainda mais cruel. Entre todos os inconfidentes, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, apelidado de "Tiradentes" por ter trabalhado como dentista, foi o único condenado à morte. Ele assumiu a responsabilidade pela chefia do movimento. Os outros negaram sua participação efetiva e foram degredados. Com olhos de hoje, enxergamos um quadro menos romântico. Tiradentes era o menos abastado do grupo. A cobrança dos "quintos" atrasados atingiria especialmente a classe mais abastada das Minas Gerais, que se organizou para se rebelar contra essa cobrança, a "derrama".
Na segunda metade do século XVIII a Coroa portuguesa intensificou o controle fiscal por aqui, proibindo, em 1785, as atividades fabris e artesanais na Colônia e taxando severamente os produtos vindos de fora. Tendo perdido o comércio asiático, queriam mais dinheiro, e queriam concentrar os recursos humanos da colônia exclusivamente na mineração.
A conspiração pretendia eliminar a dominação portuguesa das Minas Gerais, estabelecendo ali um país livre. A idéia não era libertar toda a colônia brasileira, naquele momento ainda não havia uma identidade nacional. Como não havia uma intenção clara de libertar os escravos, já que muitos dos participantes do movimento eram detentores dessa mão-de-obra.
O movimento foi traído por Silvério dos Reis, que negociou o perdão da própria dívida.
Movimentos orquestrados pelos poderosos.
Rumos determinados pelo bolso e pelos atingidos no bolso.
Farinha pouca, meu pirão primeiro.
O mundo não mudou tanto assim.


A bandeira dos Inconfidentes, que virou a bandeira de Minas Gerais. E acima, interior do Teatro Municipal de São João del-Rei.

Nenhum comentário: