sábado, 29 de março de 2008

Vence na vida quem diz sim?


O trecho abaixo foi tirado do livro “Yes, Mr. DeMille”, de Phil Koury.
O autor descreve o primeiro encontro com o legendário e todo-poderoso diretor de Hollywood. Depois de sete anos como repórter e crítico de cinema, e de servir na II Guerra como oficial de marinha, ele aceitou o convite de Cecil B. DeMille para se juntar à sua famosa equipe, como assessor pessoal e assitente executivo, cargo que manteve por sete anos.
Seu temido empregador começou explicando a bagunça de sua sala:
“São pequenas coisas que ajudam a criar uma enorme produção. Nós gastamos fortunas pesquisando a era em que nossa história se passa, para torná-la autêntica. Você sabia que Pittsburgh já foi na Virgínia? Não sabia, sabia? Sabia que um regimento escocês marchou floresta a dentro e livrou o Fort Pitt, depois de encarar os índios? Agora, os críticos não acreditam nisso, sentam na máquina e escrevem que o Sr. DeMille é louco. (...) Imagino que você saiba que eu não me dou bem com críticos de cinema. Eles não gostam dos meus filmes. O público parece gostar, mas não os críticos.”

Ele falou devagar: “Dizem que eu só tenho em volta de mim gente que diz sim. Um “yes man” pode me fazer muito mal. Eu não funciono assim. Eu gosto da mente das pessoas. Eu sei o que eu sei, então eu estou interessado no que você sabe. Se você não me fala o que você pensa, se você concorda comigo, o filme sofre. Se você me disser o que você pensa, não teremos problemas. Eu tive uma pessoa aqui que decidiu que nunca diria sim. Dizia não para tudo para provar a todo mundo que não era um “yes man”. Depois, tive um colega muito agradável na sua função. Eu acabei tendo que pedir a ele que pelo amor de Deus esperasse eu terminar a frase para concordar.” (...)
Ele estava sorrindo de novo: “Você acha que vai gostar do seu trabalho aqui?”
- “Yes, Mr. De Mille”, eu disse.

2 comentários:

Anônimo disse...

Saudades...Muitas saudades ....
Lendo seu blog, que adorei, fui invadida por saudades de Itaipava:dos amigos , do Colégio São José, dos jogos na quadra,do professor de ciências (seu pai), de cantar com a Sonia e por ai vai..
Benditas sejam suas palavras que nos faz viajar e nos sentir vivas...
Beijos

vanda viveiros de castro disse...

Gratíssima surpresa, Maria do Carmo! E muito bom saber que você gostou do blog. Lembro que houve há tempos uma festa no colégio e lamentei muito não ter sabido e ido. Teria gostado de ver os adultos que surgiram daquele bando de crianças, mesmo com medo de não reconhecer ninguém e não ser reconhecida... saudades de Itaipava vou ter sempre, especialmente quando vejo toda a inacreditável transformação daquele lugar tão bonito e sossegado... beijos, Vanda