quarta-feira, 9 de maio de 2007

Estrela Solitária, Paixão cega


Cada bebê que nascia na família já tinha à sua espera um mini uniforme botafoguense. Lavagem cerebral, praticada pela minha avó. Tinha razão: o Botafogo nasceu no quintal da casa dela, no bairro que deu nome ao time. Eles mesmos capinaram o terreno para fazer um campo de futebol. Eram tempos ingênuos. Ficou famosa a história de um tio-avô, Mimi Sodré, que anulou um gol feito chamando o juiz e confessando que a bola bateu sem querer na mão dele...
Meu avô, meus quatro tios-avós, meus tios e meu pai jogaram nos times juvenis do Botafogo, e conforme atestado em uma crônica do João Saldanha (Jornal do Brasil, 21/12/ 82), “todos eles jogavam bola, e bem... joguei com um dos maiores craques de futebol que tinha visto”, referindo-se a um tio meu que depois trocou o time pelos jesuítas e acabou reitor da PUC. Saldanha também conta ali que o tio Eurico resolveu se profissionalizar e “foi levar beiço de ordenado lá no Santos”. Mudou de rumo e virou advogado. O tio Maninho, também advogado, acabou mais tarde presidente do Botafogo. Quando me casei, ouvi um tio-avô contando para minha avó: “ele é flamenguista, mas parece que é boa gente”.
Criança, lembro de passar muito tempo sem ver o Botafogo campeão. Não entendia o hino, por que tinha que falar de vitória em 1910, um ano tão remoto? Não gostava de torcer por um time que perdia tanto. Resolvi mudar, e nunca vi meu pai tão zangado comigo em toda a minha vida. Mais tarde, não fiz o mesmo com a minha filha, ela escolheu, e eu aprendi a conviver bem com a bandeira do Flamengo e suas alegres vitórias, embora a do Botafogo continue aqui. Lembro sempre da minha avó ouvindo no rádio jogos de futebol em todos os cantos do país, tentando descobrir bons jogadores, ainda não famosos, que pudessem ser contratados para levantar o time.
Marcos de Castro contou, também no JB, que D.Orminda Sodré Viveiros de Castro baixou a sepultura, no ano de 1977, aos 83 anos, com o caixão envolto em uma bandeira do Botafogo. O Botafogo, como clube, cometeu muitos pecados. Já a paixão, com razão ou sem razão, quem é que pode condenar?

Nenhum comentário: