sexta-feira, 18 de maio de 2007

"Nada do que é humano me é estranho" *


Seguindo na tentativa de reduzir meus arquivos, achei numa pasta de possíveis pautas, uma matéria sobre um tema meio inusitado: o perdão. Surpreendente, em primeiro lugar, saber da quantidade de pesquisas, conferências e até campanhas sobre o assunto. Um professor de Harvard citava Confúcio: “Se você passa sua vida procurando vingança, cave logo duas sepulturas”. A conclusão da matéria era a seguinte: a vingança pode ser doce, mas dispensar da raiva os que nos ofenderam faz tão bem à saúde que pode ser olhado como um ato de egoísmo.
Não estou falando de nenhuma citação bíblica (embora a matéria comece contando a visita que o papa João Paulo II fez a seu quase assassino) mas de afirmações de vários cientistas, médicos e psicanalistas. Perdoar é preciso: ser generoso e condescendente não trata apenas do nosso bem estar, mas da nossa saúde física.
Trocar raiva, amargura, hostilidade, ressentimento e medo (de ser ferido novamente), por uma vida com menos estresse, é um bom negócio. Mas é um processo, não é um momento. E um processo complexo. Não significa desistir de justiça e nem conviver com quem temos todo o direito de desprezar. Significa esquecer e deixar viver.
Concordando, mas esquecendo um pouco a ciência, acho que depende da dose e do delito a ser perdoado. E como até a lei admite atenuantes, os sentimentos e as intenções me parecem mais importantes do que os (mal) passos dados.
Na esfera sentimental, Vinicius de Moraes, um constante defensor do perdão, alertou que é bom não abusar da regra três, onde menos vale mais. Porque o perdão também cansa de perdoar. Pedir perdão, aí, acho que não se faz: não muda nada e não adianta mesmo. Se for perdoado, alguma coisa fez por merecer. Se não, trate de aprender.
Se errar, como perdoar, é humano, aprender com o que não deu certo é um ato de inteligência. E de sobrevivência.
Já continuar errando, é do ser humano sem-vergonha mesmo.
-
*(Terêncio)

Um comentário:

Anônimo disse...

ótimo! É isso aí!
bjs grandes